sábado, 18 de junho de 2011

A cor


       A cor tem a maior das afinidades com as emoções. É possível pensar na cor como o glacê 
estético do bolo, saboroso e útil em muitos aspectos, mas não absolutamente necessário para a 
criação da mensagem visual .
      Como a percepção da cor é o mais emocional dos elementos específicos do processo visual, 
ela tem grande força e pode ser usada com muito proveito para expressar e intensificar a 
informação visual.



 O exercício proposto em sala de aula pedia para que nós escolhêssemos uma marca, analisando as suas cores, para assim compreender o significado dela. Após essa primeira análise o grupo mudou suas cores, dando a marca um novo e diferente significado.



O Azul é a cor do céu, do espírito e do pensamento. Simboliza a lealdade, a fidelidade, a personalidade e subtileza. Simboliza também o ideal e o sonho. É a mais fria das cores frias.
O Azul-escuro é considerado uma cor romântica, talvez porque lembre a cor do mar, no entanto é uma cor que se associa a certa falta de coragem ou monotonia.
O Vermelho é a cor da paixão e do sentimento. Simboliza o amor, o desejo, mas também simboliza o orgulho, a violência, a agressividade ou o poder.
O branco associa-se à ideia de paz, de calma, de pureza. Também está associado ao frio e à limpeza. Significa  inocência e pureza.
Analisando a imagem acima e os significado das cores que a marca usa para divulgar a sua imagem, é possível perceber que a Pepsi quer transmitir ao seu público a imagem de pureza e poder. Mas achamos que as cores usadas são monótonas e precisam de mais vida, mais alegria.


            A escolha das cores faz com que a imagem se torne mais feminina, mais viva e atrativa aos olhos. Ao contrário da imagem acima se uma pessoa visualizar o logo e não tiver nenhum conhecimento do tipo de produto que se trata, poderá confundir com outro tipo de refrigerante, como por exemplo, a Fanta Uva. Como geralmente é o público feminino que faz as compras no supermercado, com certeza chamará mais atenção devido às cores “extravagantes”. Poderá ser utilizada como uma estratégia de marketing.
O Verde significa vigor, juventude, frescor, esperança e calma.
O Lilás significa espiritualidade e intuição.
O Roxo significa prosperidade, nobreza e respeito.

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